30.3.14

Essência do Jornalismo

Jornalista é o profissional que representa o fato através de textos, fotografias, vídeos etc, sendo assim, ele é responsável por identificar aquele que possui critérios de noticiabilidade e transformá-lo em notícia de acordo com a mídia que o jornalista trabalha.

Sua importância é reconhecida, pois esta profissão tem um conhecimento muito amplo, não só dentro do jornalismo, mas também dentro de outras áreas, além de possuir uma técnica para produzir um texto com uma estrutura específica para que este vire jornalístico.

O papel do jornalista na sociedade é representar o fato com dados e informações importantes, com imparcialidade e de maneira objetiva para o seu receptor. Entretanto, esta é a parte mais técnica da profissão, porque o jornalista também forma a opinião pública através das palavras que, se escrita de maneira clara e direta, modificam as pessoas.

Para quem aspira ser jornalista é necessário saber que não irá escrever uma notícia ou reportagem, mas também irá modificar o mundo através das palavras e é necessário ter conhecimento sobre vida em si, não só sobre dados e informações.

2 comentários:

  1. Neném! De boa usar a moldura, nem é minha, peguei no weheartit a fora! então fique a vontade :)
    E sobre jornalismo, por um tempão pensei em cursar, só que daí percebi que minha área quanto a escrita é a crônica mesmo, primeiro porque mal leio jornal e segundo porque nunca, jamaaaais conseguiria não colocar minha opinião na bendita da reportagem! Hahahaha entretanto, ainda está na minha lista de possibilidades!
    beijão :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Então, você pode ser colunista, caso se torne jornalista, ou pode optar por textos de opinião.
      Se você realmente entrar na faculdade de Jornalismo, avisa a gente, ta?
      Beijos.

      Excluir